apresenta
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
O FERRAMENTAL DA INVENÇÃO – ARRANJOS METÁLICOS DE LUIS GUIMARÃES E CURADORIA DE CLAUDINEI ROBERTO DA SILVA
Luís Guimarães, o artista que ressignifica metais para criar obras de arte.
O trabalho do artista é uma expressão autêntica do seu olhar sobre o mundo, influenciado pelas riquezas culturais de São Paulo, e pela inquietude da transformação da matéria. Na maioria de suas obras, o artista utiliza técnicas de reaproveitamento e ressignificação de materiais, principalmente de metais descartados, onde o formato dos elementos encontrados são estímulos determinantes para o processo criativo das peças.
Luís Guimarães apresenta sua mais recente produção artística na Casa de Metal Espaço Cultural, instituição dedicada à preservação e difusão da metalurgia e da mineração, além de promover o diálogo entre Arte, Cultura e Pesquisa. Através de arranjos que articulam materiais de uso cotidiano, o artista expressa em suas esculturas, instalações, desenhos e assemblagens a plasticidade dos materiais que estuda, dando a eles novos significados.
Ele não esconde as marcas que tornam possíveis a realização de suas obras e, com essa atitude, também valoriza e, consequentemente, exalta o trabalho em geral, o bom trabalho, que não aliena, mas, pelo contrário, edifica e liberta…
Em sua investigação do espaço fica evidente que Luís Guimarães dá especial atenção ao desenho, conhecimento do qual utiliza-se para projetar ferramentas e objetos destacando-se, assim, em vários de seus arranjos, a qualidade gráfica de seu trabalho.
Durante a abertura da exposição, o Artista Luis Guimarães e o Curador Claudinei Roberto da Silva estiveram recebendo seus convidados e também os que foram inscritos pelo sympla, tivemos na abertura 67 visitantes.