Casa de Metal Espaço Cultural | Rua Antonio Comparato, 218 - Campo Belo - São Paulo - SP - CEP: 04605-030
Ministério da Cultura
apresenta
Visitação gratuita
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
Chancela ABM | Memorial da Metalurgia, Materiais e Mineração - Pronac 184442
Conheça a
Ouro | O que é?

O ouro (símbolo Au, número atômico 79) é um elemento químico raro na crosta terrestre. Por esse motivo faz parte do grupo de metais considerados preciosos, juntamente com a prata e a platina, por exemplo. O ouro é um metal que aparece puro (estado nativo) na natureza em forma de pepitas, ocorrendo em aluviões e em veios de quartzo. Além de puro, o ouro pode também ocorrer em ligas naturais, podendo conter prata, ou como teluretos, como a calaverita (telureto de ouro). Apesar de ser um metal raro, o ouro é muito disseminado na crosta terrestre.

O ouro é o mais maleável e dúctil dos metais, sendo, portanto, possível de fazer fios e folhas muito finos desse material. Além da maleabilidade e da ductilidade, são características do ouro: alta densidade, bia condução de calor e eletricidade, resistência à corrosão e não é afetado nem pelo ar, nem pela maioria dos reagentes químicos.

O ouro pode formar ligas e o teor de ouro em uma liga é expresso em quilates, que indica a quantidade de partes de ouro puro há em um total de 24 partes de metal. O ouro 18 quilates, por exemplo, contém 75% de ouro, 10% a 20% de prata e 5% a 15% de cobre. Quanto maior o número de quilates, maior o teor de ouro puro.


Ouça a descrição.

Referências:

METAIS PRECIOSOS. Disponível online em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas—Rede-Ametista/Metais-Preciosos-1041.html>  Acesso em Outubro de 2020.

OLIVEIRA, M. L. de. Ouro. In: Economia mineral brasileira (2009). Disponível online em: <http://antigo.anm.gov.br/portal/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/outras-publicacoes-1/outras-publicacoes> Acesso em Outubro de 2020.

 

Casa de Metal Cultural - 2022