apresenta
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
A prata (símbolo Ag, número atômico 47), assim como o ouro, é considerada um metal preciso, devido a sua baixa abundancia na crosta terrestre. Ocorre na natureza na forma pura, mas também pode ocorrer em minerais, como argentita e acantita. A maior parte dos minérios que contêm prata também possuem outros metais como o chumbo e o cobre. Por isso, muito da prata extraída é subproduto da mineração de outros metais.
São características da prata: baixa dureza, alta densidade (porém inferior a do ouro), maleável, dúctil, boa condutividade elétrica, pouco reativa e bastante resistente à corrosão. A prata é tóxica, contudo a maior parte dos seus sais não é. Isso, devido a característica dos seus ânions. A prata pode possuir, também, ação antisséptica, sendo utilizada na área da saúde.
Ouça a descrição.
Referências:
METAIS PRECIOSOS. Disponível online em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas—Rede-Ametista/Metais-Preciosos-1041.html> Acesso em Outubro de 2020.
SOUZA, G. D. de; RODRIGUES, M. A; SILVA, P. P; GUERRA, W. Prata: Breve histórico, propriedades e aplicações. Educ. quím., 24(1), 14-16, 2013.