apresenta
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
Encontro Conexões Sustentáveis movimenta a Casa de Metal com diálogos, arte e ideias para o futuro
No dia 28 de março de 2025, a Casa de Metal Espaço Cultural foi palco do Encontro Conexões Sustentáveis, reunindo mais de 100 pessoas em um dia vibrante de debates, trocas e conexões entre cultura, meio ambiente, ciência, arte e comunidade.
A programação teve início com uma reflexão inspiradora sobre o papel dos espaços culturais na luta contra as mudanças climáticas, apresentada por LUCIMARA LETELIER, diretora do RegeneraMuseu e vice-presidente do ICOM Sustentabilidade. Em seguida, uma série de falas potentes trouxe experiências transformadoras: o reaproveitamento de resíduos metálicos foi abordado por LÚCIA HELENA XAVIER, Pesquisadora Titular do Centro de Tecnologia Mineral – CETEM. Depois PATRÍCIA LIMERES, do Instituto Usiminas, apresentou uma breve introdução sobre a atuação socioambiental da Usiminas, preparando para as falas de ROSANE DIAS e RAQUEL DE SOUZA VIEIRA (FLORA MANGA), que mostraram como arte, reciclagem e indústria podem caminhar juntas. Por fim, BEATRIZ LUZ, presidente do IBEC, trouxe ações práticas e inspiradoras no campo da economia circular.
As histórias emocionantes seguiram com a fala de NANCI DARCOLLÉTE, diretora executiva do Pimp My Carroça, que destacou a potência dos catadores e da mobilização social em torno da sustentabilidade. VALTER NÜ, artista plástico e autor da exposição re_CURSOS, também apresentou sua trajetória de conexão entre arte, meio ambiente e atitude transformadora.
O ponto alto da tarde foi o Painel de Diálogos: Construindo um Futuro Sustentável, que reuniu palestrantes e público em uma conversa aberta e inspiradora. Com mediação de FÁBIO ALMEIDA, jornalista e diretor da Stocom Comunicação, o painel contou com a presença especial de DANILO AUGUSTO DA SILVA, coordenador do projeto São Paulo pelo Clima da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo. O diálogo trouxe à tona temas urgentes e soluções possíveis para os desafios ambientais nas cidades.
Logo após, os participantes foram convidados para uma visita guiada à exposição re_CURSOS, conduzida por VALTER NÜ e pela curadora e pesquisadora MARIANNE FARAH ARNONE, doutora em História da Arte. O percurso pela exposição ofereceu um olhar aprofundado sobre o processo criativo das obras e os múltiplos sentidos que emergem do reaproveitamento de materiais metálicos e eletrônicos.
O dia terminou com o “Eco-Hour”, um momento descontraído de celebração, trocas e novos encontros, fortalecendo laços e redes que certamente seguirão reverberando.
A Casa de Metal agradece a todos que fizeram parte desse encontro: palestrantes, educadores, estudantes, público, equipe técnica e parceiros. Principalmente a presença de estudantes da EE. Xenofonte Strabão de Castro, de São José dos Campos, e da EE. Luiza Collaço Q. Fonseca, de São Bernardo do Campo, o evento evidenciou o papel vital da juventude na construção de caminhos sustentáveis para o futuro.
Seguimos juntos, somando forças por um mundo mais justo, criativo e sustentável.