apresenta
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
O estanho (símbolo Sn, número atômico 50) é um metal de ocorrência natural na terra, extraído, sobretudo, do minério cassiterita, mas também de outros minérios, como a da estanita. O estanho foi um dos primeiro metais utilizados pelo homem, há aproximadamente 3000 anos.
São características do estanho: maleabilidade, pouco dúctil, possui baixo ponto de fusão, altamente cristalino, não se oxida facilmente e é resistente a corrosão. O estanho também é utilizado para composição de ligas metálicas, como o bronze (composto de estanho e cobre; o estanho tem a capacidade de endurecer o cobre), a solda (composta de estanho e chumbo), entre outros. O estanho também é usado em liga com o titânio na indústria aeroespacial. Uma das aplicações mais comuns na indústria é na fabricação da folha de flanders para produção de embalagens, que está, aos poucos sendo substituídas pelo alumínio.
Ouça a descrição.
Referências:
DIAS, C. H; CHAVES, M. L. de S. C; CARDOSO, D. K. R. Estanho. Disponível online em: <http://recursomineralmg.codemge.com.br/substancias-minerais/estanho/> acesso em Outubro de 2020.
RODRIGUES, A. F. da S. Estanho. Disponível online em: <http://antigo.anm.gov.br> acesso em Outubro de 2020.