apresenta
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
O nióbio (símbolo Nb, número atômico 41) é um metal de ocorrência natural, embora não seja encontrado de forma livre na natureza, mas sim em minérios, como a columbita, tantalita e pirocloro. O Brasil tem um papel de suma importância na produção de nióbio, uma vez que possui mais de 90% das reservar mundiais desse metal. A maior reserva de nióbio encontra-se na cidade de Araxá, em Minas Gerais.
O nióbio é um metal macio, seguro e disponível, além de ser dúctil, maleável e altamente resistente à corrosão. Por sua característica de aprimorar propriedades e funcionalidades, o nióbio é usado em uma grande variedade de materiais e de aplicações. As ligas com nióbio proporcionam melhoria nas propriedades de outros metais. O ferronióbio (FeNb), por exemplo, é uma liga metálica composta por 65% de nióbio e 35% de ferro e é destinada ao setor siderúrgico. A adição de teores mínimos de ferronióbio tornam o aço mecanicamente mais resistente, sem reduzir sua tenacidade.
Ouça a descrição.
Referências:
As curiosidades sobre o nióbio. Porta da Mineração (IBRAM). Disponível online em: <https://portaldamineracao.com.br/as-curiosidades-sobre-o-niobio/> Acesso em Outubro de 2020.
JUNIOR, R. F. P. Nióbio. In: Economia mineral brasileira (2009). Disponível online em: <http://antigo.anm.gov.br/portal/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/outras-publicacoes-1/outras-publicacoes> Acesso em Outubro de 2020.
O que é Nióbio? CBMM. Disponível online em: <https://cbmm.com/pt/niobio> Acesso em Outubro de 2020.
VASCONCELOS, Y. O polêmico Nióbio. Revista Pesquisa FAPESP. Edição 277, março, 2019. Disponível online em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/o-polemico-niobio/> Acesso em Outubro de 2020.