apresenta
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
O zinco (símbolo Zn, número atômico 30) é um metal abundante na crosta terrestre. Ele é extraído de minérios, como calamina, esfalerita, franklinita, hidrozincita smithsonita, willemita, wurtzita e zincita.
Como a maioria dos metais, o zinco é um bom condutor de eletricidade, mas uma das suas propriedades mais marcantes é a ação anticorrosiva e facilidade de combinação com outros metais. Desse modo, o zinco é empregado no revestimento protetor de outros metais como o ferro e o aço, prolongando a vida útil desses metais. Esse processo é chamado de galvanização. O zinco também é utilizado na composição de ligas metálicas, junto com o alumínio, o cobre e o magnésio, por exemplo.
O zinco também se constitui como um importante elemento para os seres humanos, pois participa de reações do metabolismo celular, incluindo processos fisiológicos, como função imune, defesa antioxidante, crescimento e desenvolvimento. Por isso, a ingestão de zinco é fundamental para os seres humanos, sendo encontrado em alimentos como ovos, carnes e nozes.
Ouça a descrição.
Referências:
MAFRA, D; COZZOLINO, S. M. Importância do zinco na nutrição humana. Rev. Nutr. vol.17 no.1 Campinas Jan./Mar. 2004.
NEVES, C. A. R. Zinco. In: Economia mineral brasileira (2009). Disponível online em: <http://antigo.anm.gov.br/portal/dnpm/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/outras-publicacoes-1/outras-publicacoes> Acesso em Outubro de 2020.
ZINCO. Disponível online em: <http://www.icz.org.br/zinco-produtos.php> Acesso em Outubro de 2020.