apresenta
De terça-feira a sábado
das 09:00 às 12:00
das 13:00 às 18:00
A INAUGURAÇÃO
Inaugurada no dia 3 de maio de 2022, a Casa de Metal é um espaço público que busca promover o diálogo entre Arte, Cultura, pesquisa e preservação da História da Mineração, Metalurgia e Materiais.
Também dedica-se ao desenvolvimento de diferentes atividades culturais e educativas, como exposições, oficinas, teatro e cinema.
Empresários e atores da área cultural prestigiaram a inauguração, que contou com uma bela homenagem ao Professor Doutor Álvaro Lúcio, pela sua inestimável contribuição para a metalurgia e a mineração, além de ser um expressivo colecionador de minerais do Brasil.
Vídeo da inauguração da Casa de Metal
O ESPAÇO
O espaço abriga o Memorial da Metalurgia, Materiais e Mineração, composto pelo acervo histórico e artístico. A coleção é formada por documentos, objetos, livros e obras de arte. Parte do acervo histórico integra a mostra de longa duração, que busca aproximar o público dos vários aspectos que envolvem o universo dos metais.
A Casa é composta por espaços expositivos, onde são realizadas regularmente exposições. Também possui uma biblioteca aberta ao público com itens especializados em metalurgia e mineração, assim como bibliografia sobre artes, arquitetura e design. Além disso, integram o local: um anfiteatro, onde acontecem cursos, palestras, eventos e atividades de teatro, cinema e música; as salas do setor educativo, com as oficinas; e o terraço, que abriga o ateliê aberto – espaços de convivência, criatividade, produção e troca de experiências. Possui, ainda, uma reserva técnica dedicada à conservação, salvaguarda e preservação do acervo, fomentando a pesquisa e a difusão de conhecimento. Todos esses espaços procuram estimular as trocas e a diversidade, abarcando um público amplo e fortalecendo os laços entre Indústria, Educação, Arte e Cultura.
A CHANCELA
A Casa de Metal está sob a chancela da Quattro Projetos e da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Fundada em 1944, a ABM promove o desenvolvimento técnico-científico e a inovação em processos, produtos e gestão em suas áreas de atuação, criando ações coletivas que promovem o desenvolvimento das pessoas, dando suporte à indústria e à academia.
Na década de 1980, a ABM passou a funcionar na sede localizada no bairro do Campo Belo (zona sul da capital paulista), na Avenida dos Bandeirantes, em um edifício construído em estrutura de aço, e que ficou conhecido, naquele momento, como Casa de Metal. O prédio – um projeto arquitetônico de Plínio Croce, Roberto Aflalo e Gian Gasperini – é um marco importante da arquitetura metálica no Brasil. O nome do edifício deve-se às suas estruturas aparentes em aço carbono, alumínio nas esquadrias e aço inox – entre outras aplicações que o tornam uma verdadeira Casa de Metal.
Esse é o prédio que hoje também abriga o Espaço Cultural – resgatando a memória de seu antigo nome – e compartilha com a ABM não apenas o local, como também o propósito de fomentar e difundir o conhecimento em diversos aspectos que envolvem a metalurgia, materiais e mineração, ampliando os diálogos e aproximando a sociedade de temas fundamentais que, de algum modo, estão conectados e presentes em nosso cotidiano.
A arquitetura da Casa de Metal favorece a circulação por vários setores, permitindo que o público tenha acesso a objetos históricos, documentos, obras e diferentes conteúdos em constante atualização, sempre priorizando a acessibilidade de modo a integrar e valorizar a diversidade.