
Exposição “As bacantes” Kislansky: 10 anos de fundição artística
As bacantes: 10 anos de fundição artística
Oh!
Bem-aventurado, feliz quem
nos divinos mistérios instruído,
seus dias piedosamente dirige
e a alma nobilita
nas montanhas, pelas purificações
sagradas das Bacantes!
Eurípedes, As Bacantes
Na mitologia greco-romana, as bacantes eram mulheres que seguiam e cultuavam o deus Dionísio (ou Baco), realizando intensos rituais festivos que ocorriam na região das montanhas. As bacantes foram descritas pelo dramaturgo Eurípedes na tragédia grega homônima.
Bacantes foi também o título escolhido pelo artista Israel Kislansky para designar um conjunto de suas peças escultóricas. As obras são resultado de uma intensa pesquisa envolvendo e entremeando observação, criatividade e conhecimento técnico. Está intrínseca à investigação sobre as formas femininas, sobre as coreografias desenhadas pelos corpos, a transformação da matéria plástica manuseada pelo artista e modificada pela diversidade de técnicas empregadas no processo.
O desenho é uma das bases de Israel, sua experiência com o desenho da figura humana é um elemento importante de seu olhar para as bacantes. O desenho torna-se também projeto para várias obras.
As esculturas finais das Bacantes são realizadas em metal, geralmente bronze ou latão, entretanto, até chegarem a esse último estágio, elas percorrem um laborioso e instigante trajeto. Como declarado pelo artista, “nasce do barro, em primeiro lugar, a criação do modelo”, uma vez que o primeiro passo é a modelagem da obra em argila. A escultura de barro dá origem à obra em metal a partir de um processo de fundição conhecido como “cera perdida”. A modelagem em argila torna possível a transformação da escultura em metal.
A fundição por “cera perdida’ é complexa envolvendo uma sequência de moldagens, ou seja, a produção de uma série de moldes. Durante essas etapas a escultura passa por novas transformações, envolvendo-se e encontrando-se com outros materiais, como o gesso, o silicone e a cera. O último molde resulta em uma complexa estrutura em que à imagem-matriz é conectado um sistema de canais. Por esses canais, é despejado, do cadinho, o metal em fusão que percorre pelas sinuosidades do molde, infiltrando -se em suas cavidades.
As Bacantes são resultado do embate contínuo entre a liberdade e a ousadia do processo criativo e o rigor, o controle e a precisão da técnica. Embate que, a todo instante, é interceptado pelas contingências e os desafios inerentes ao fazer artístico.
A exposição apresentada pela Casa de Metal expõe diferentes facetas do processo de produção de Israel Kislansky que se interconectam e aprofundam o olhar para as Bacantes: a vivência do ateliê, as experiências e histórias de sua trajetória artística e sua formação e conhecimento no campo da fundição. Israel é especialista em fundição de obras de arte em metal com mais de uma década de experiência. Ele foi responsável pela implantação do Centro Técnico em Fundição Artística do Senai-SP e pela produção de cursos e materiais sobre o tema.
A exposição marca também a comemoração de um ano de atividades da Casa de Metal que busca, por meio de suas atividades culturais e educativas, promover o diálogo entre indústria, arte, cultura, pesquisa e preservação da história da mineração, metalurgia e dos materiais.
SERVIÇO
Casa de Metal Espaço Cultural
Rua Antonio Comparato 218 – Campo Belo – São Paulo-SP
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h
Informações: contato@casademetalcultural.com.br